A origem desta história, tem mais de um século, começou há muitos anos com José Marinho, o meu avô materno. Era um homem à medida do seu tempo, com visão e espírito empreendedores, carregado de sonhos e de audácia. Era apenas um jovem quando iniciou uma grande aventura, longe das suas origens, do outro lado do Atlântico. Foi no Brasil que conheceu Etelvina Alves, a mulher que o encantou e com a qual regressou a Portugal. Casou e comprou a Fraguita, uma propriedade no Douro que o fez apaixonar pela produção de vinho.
Contudo, quis a vida colocar algumas reticências na sua paixão…
Hoje, mais de um século depois, aqui estou eu a dar continuidade ao sonho do meu avô. Aquele que se tornou na minha inspiração e o responsável máximo por este projeto.
Esta é a história de um legado familiar que podia muito bem ter ficado apenas escrita nas páginas de um qualquer livro ou ilustrada em fotografias a preto e branco.
Mas não!
Foi preciso tempo e algumas pessoas para que o meu desejo de colocar as mãos na terra ganhasse a força necessária para eu recomeçar uma história e dar continuidade a um sonho antigo, o sonho adiado de José Marinho.
A forma peculiar e particular de vida das gentes do Douro, a diversidade e qualidade do que é criado nestas terras, as dificuldades vivenciadas de perto foram igualmente um impulso para que eu quisesse recuperar o tempo perdido e colher o néctar deste sonho na minha terra natal.
O Projeto Miss Vitis Wines fermentou durante muito tempo no meu pensamento e na minha indómita vontade de continuar o sonho de José Marinho.
A realidade que hoje vivo, à qual poderia chamar “O meu projeto de vida”, é pautada por muitos episódios de luta e persistência que, desaguam em singulares momentos de felicidade.
Afinal, o mais puro alimento do Ser Humano é tão só a dedicação que este entrega às suas vontades. Por isso, hoje sei que o trabalho e o amor são duas das mais valiosas ferramentas que utilizarei para que este sonho não mais seja adiado!
O futuro não está planeado, mas… é inevitável!